Bom dia pessoal a dica do dia de hoje é para quem tem forro de gesso (ou pretende colocar). O gesso é um produto milenar, barato e de fácil instalação, se bem colocado ele pode ficar com o acabamento impecável e para deixar melhor oque já é bom você pode você pode mixar vários tipos de iluminação.
Fotos:
O corredor não parece mais tão alongado com os nichos horizontais no forro que embutem lâmpadas fluorescentes. Os quadrados de luz, acima do rodapé, funcionam como balizadores. Projeto de Miguel Pinto Guimarães e projeto luminotécnico de Inês Benevolo e Mônica Luz Lobo.
Na reforma deste apartamento, a paredes vieram abaixo, integrando estar, sala de jantar e cozinha. Para esconder a viga da cozinha, à mostra em virtude da retirada de uma parede, o teto foi rebaixado com forro de gesso e nele embutiram-se luminárias com lâmpadas fluorescentes compactas. As sancas ganharam iluminação voltada para o teto, e os armários, spots embutidos. O mesmo forro “vaza” para a sala de jantar, onde foram instalados um pendente e spots com lâmpadas minidicroicas. Projeto de Neto Porpino.
As iluminações natural e artificial encontram perfeito equilíbrio no living desta casa. Conquistou-se a claridade natural com dois domus no teto, com arremate de gesso trabalhado, janelões que acompanham o pé-direito e panos de vidro. O rebaixo abriga ainda a iluminação artificial embutida. Observe que o desenho da sanca acompanha os mesmos traços do detalhe dos domus. Projeto de Benedito de Toledo Jr. e Frederico de Toledo Dalal.
A iluminação deste quarto mereceu atenção especial. Embutidos no forro de gesso, spots com lâmpadas dicroicas e AR 48 formam um interessante jogo de luzes, mesclando fachos abertos e fechados. Sobre os criados-mudos, luminárias articuladas de alumínio favorecem a leitura. Projeto de Fernando Piva
Ao unir duas salas para criar um ambiente de estar e home-theater, a arquiteta Ana Lucia Siciliano deixou à mostra a viga estrutural. Para disfarçá-la, projetou sancas de gesso que formam "molduras" rebaixadas no forro. Ali, ela embutiu lâmpadas fluorescentes amarelas, que emitem uma luz mais aconchegante. Na área sobre o rack, há spots para iluminação pontual.
A reforma deste espaço tinha a intenção principalmente de clarear a cozinha, que recebia pouca luz natural através do prisma interno do prédio. Para tanto, fez-se a abertura para um passa-pratos, que facilitou a comunicação com a sala, cuja área de refeições é delimitada pelo rebaixo de gesso do teto. O painel de MDF revestido de freijó, ao qual se prende a mesa de jantar, se alinha a esse rebaixo, que embute a iluminação. Projeto de Ricardo Melo.
Cretidos: casa.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário